Seja bem Vindo !!

As consequências de uma noite de sono ruim

 

Você sabia que problemas como estresse, desânimo, dificuldade de concentração, e muitos outros, podem ser as consequências de uma noite de sono ruim? E tudo isso contribui para denegrir sua saúde.

De acordo com uma pesquisa feita pelo IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) no final de 2012, com brasileiros de 20 a 60 anos, 69% das pessoas admitiram que tem uma noite de sono ruim. E sabemos que quando dormimos mal não acordamos com ânimo ou disposição no dia seguinte, mas sim com fadiga, dores, cansaço e até mal humor.

Quer saber o que mais uma noite de sono ruim pode causar? Então continue lendo esse artigo.

Diminui sua imunidade

Os anticorpos são proteínas responsáveis por identificar e impelir vírus e bactérias que venham a se alojar em nosso organismo, e quando dormimos o nosso corpo trabalha para produzir essas proteínas. E quando se tem uma noite de sono ruim seu sistema imunológico é afetado.

Muitas pessoas, após não dormirem bem, acabam pegando uma gripe ou resfriado por conta do sistema imunológico ter ficado baixo.

Afeta seu cérebro

Passar noites em claro afeta o seu sistema cerebral de diversas formas. E as consequências mais comuns são os esquecimentos.

Quando estamos dormindo o cérebro se empenha em processar as informações obtidas durante o dia, convertendo dados, que julgue importantes, da memória de curto prazo para a memória de longo prazo. Quem tem uma noite de sono ruim não consegue realizar esse processo de forma efetiva.

Outro caso é a dificuldade em se concentrar, pois, como sua mente não conseguiu o repouso que merecia ele acaba ficando cansada e seu corpo também, pois te gera certo esforço em se focar nas atividades do dia a dia quando se tem uma noite de sono ruim.

 

Aumento da pressão arterial

Um estudo, realizado na Universidade de Chicago (EUA) pelo Dr. Kristen Knutson, relatou que dormir bem ajuda a diminuir a pressão arterial, o contrário disso seria uma elevação da pressão que, com o tempo, poderia levar o indivíduo a se tornar hipertenso.

O estudo foi realizado com pessoas de meia idade e, conforme se perdia 1 hora de sono, obtinha-se um aumento na pressão arterial. Segundo o Dr. Kristen Knutson, uma noite de sono ruim faz com que o sistema nervoso simpático exerça uma atividade a nível crônico, liberando adrenalina, e é isso que provocaria o aumento da pressão.

Envelhecimento precoce

Muitos associam as rugas e olheiras como as consequências de noites mal dormidas, e não estão errados. Quando dormimos bem o nosso organismo produz dois hormônios essenciais para a pele: o hormônio do crescimento a melatonina, que deixam a pele viçosa. Com uma noite de sono ruim, além de adquirir olheiras, sua pele pode ficar enrugada por conta do estresse e com uma aparência cansada.

PRECISANDO DE UM ATENDIMENTO RÁPIDO? Insira os seus dados ao lado e nós ligamos para você